fund.JPG

Ensino
Fundamental

1/5

Dias repletos de aprendizagens, descobertas e amizades

O Ingresso no Ensino Fundamental marca uma importante etapa no desenvolvimento do aluno e na sua relação com o mundo que o cerca. Este é o segmento mais longo da Educação Básica brasileira, com pelo menos 9 anos de duração, divido em duas etapas: os anos iniciais do Ensino Fundamental, que vão do 1º ao 5º anos, e os anos finais do Ensino Fundamental, que vão do 6º ao 9º anos.

Cada etapa desse segmento possui características bem definidas. Na primeira, por exemplo, o domínio da linguagem escrita e a aquisição de novas competências cognitivas e corporais vão aos poucos construindo um novo sujeito, orientado e conduzido por novas referências de vida, todas muito importantes para se firmar como indivíduo e estudante, com autonomia, seus valores e ideais que irão carimbar o resto da sua vida.

Na segunda etapa, os (já) adolescentes vivenciam novos desafios, como o professor especialista, uma mudança no currículo escolar e o aprofundamento em tudo o que foi introduzido na etapa anterior (do ponto de vista pedagógico e emocional).

 

Contamos com uma equipe fixa, que atua em sala de aula, de Psicólogos, Músicos, Contadores de história e Professores. Investimos fortemente na formação da nossa equipe, para que percebam cada aluno como único, para que tornem a nossa Vila Aprendiz um lugar incrível para aprender.

NOSSO OBJETIVO


O objetivo da Vila Aprendiz, do Infantil ao Fundamental II, é desenvolver pessoas responsáveis pelo seu processo de aprendizagem e crescimento, pessoas críticas e seguras. Pessoas que lidem com os erros como parte da aprendizagem e que sejam capazes de fazer escolhas a partir das suas próprias opiniões.




FORMANDO CIDADÃOS


Temos a tarefa de propiciar aos alunos do Ensino Fundamental uma experiência que os insira, de forma gradual na complexidade das relações sociais, da cultura e do trabalho, como verdadeiros cidadãos. À medida que vão crescendo inserimos ações e disciplinas direcionadas à cidade e sustentabilidade (Como o Programa Pedal, a disciplina Vila Cidadã, o projeto Geladeira literária, e tantos outros, fixos ou temporários). Todo este projeto de educação significa que trabalhamos para que nossos alunos sejam autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar em sociedade com competência, dignidade e responsabilidade. Para que isto aconteça, três pilares sustentam todas as nossas ações: corpo, mente e coração. Sem saúde corporal, sem o equilíbrio emocional, que é a base de todas as aprendizagens, ninguém aprende.




ATIVIDADES CURRICULARES


FUNDAMENTAL I ►1º ao 5º anos: Português, produção textual, matemática, história, geografia, ciências, educação física, artes, biblioteca, musicalidade.
FUNDAMENTAL II ►6º ao 8º anos: Português, produção textual, matemática, história, geografia, ciências, educação física, artes, Vila Cidadã, Programa Pedal, Projeto Expedição Literatus. ►9º ano: Português, produção textual, matemática, história, geografia, ciências, educação física, artes, Vila Cidadã, Programa Pedal, Projeto Expedição Literatura.