top of page
Buscar

Vila participa do primeiro GT Nacional sobre a primeira infância


Seminário em Recife (PE) é organizado pelo Grupo de Trabalho sobre o tema dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável. Evento reunirá ministros do governo federal e autoridades regionais.

Autoridades nacionais e regionais estão reunidas ao lado de especialistas nesta sexta-feira (17), em Recife (PE), para o seminário “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”. O evento faz parte das ações do Grupo de Trabalho sobre o tema constituído a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (o chamado “Conselhão”, vinculado ao governo federal).


O foco do seminário é reconhecer, valorizar e aprender com algumas das mais efetivas experiências brasileiras subnacionais nas políticas para crianças de até seis anos. O evento promove debate sobre os principais avanços e desafios nesta pauta, servindo – junto com ações de imersão pelo país – como subsídio para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O relatório técnico, elaborado de forma voluntária pelo Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, será entregue ao Presidente da República no início de 2024.

Entre as autoridades confirmadas no seminário estão: Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais; Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos; Raquel Lyra, governadora de Pernambuco; João Campos, prefeito de Recife; Paulo Pereira, secretário executivo do Conselhão. Também participam representantes dos ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e de outros órgãos públicos, além de integrantes do Conselhão, gestores e especialistas. A escolha de Recife como sede do seminário se deve pelo sucesso da cidade em políticas e programas sociais dentro da temática. O GT, que conta com diferentes representantes da sociedade civil, foi proposto e é coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. O grupo foi lançado em agosto, no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A duração dos trabalhos é de 180 dias. Além de contribuir com subsídios técnicos para a construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância tem como objetivo sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para a urgência de se avançar na agenda em escala nacional. Sob gestão do Conselhão, o grupo faz parte das iniciativas da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.


Fonte: TODOS PELA EDUCAÇÃO | todospelaeducacao.org.br

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page