top of page
Buscar

O processo de adaptação

Atualizado: 20 de jul. de 2021



A entrada da criança na escola é um momento importante para a família, pois será a primeira vivência de um período maior de tempo longe do seu ambiente familiar. É um momento que gera inseguranças, dúvidas e algumas culpas. Mas, apesar de todos os sentimentos adversos, é um momento muito especial cheio de descobertas e alegrias na vida da criança.


Compreendemos que não é fácil delegar os cuidados do ser mais precioso da sua vida para um ambiente com pessoas a princípio desconhecidas. Mas, é importante que os pais estejam tranquilos com a escolha que fizeram pela escola e estabeleçam uma relação de confiança entre esse espaço e os profissionais que fazem parte dele, quanto mais tranquila a família estiver mais rápida será a adaptação.


Não podemos deixar de considerar que esta será uma adaptação para todos, família, criança e a própria escola, que estará pela primeira vez conhecendo o seu novo aluno. A família e a criança vão percebendo que, dentro da escola, essa criança passa a ser inserida em um grupo e desenvolverá hábitos e rotinas pertencentes ao ambiente escolar. E cabe à escola acolher, gradativamente estabelecer vínculos afetivos, respeitar as individualidades e desenvolver as rotinas saudáveis para o novo aluno.


Nesse período podem ocorrer alterações de sono, na alimentação e em casa costumam ficar mais colado em um dos pais, isso não é um caso para preocupação, gradativamente tudo voltará ao normal.


Nem sempre as crianças choram ou relutam em permanecerem na escola nos primeiros dias, mas dois ou três dias mais tarde ou até mesmo uma semana depois, passam a apresentar certa resistência, o que é ainda normal, pois as novidades diminuem e a criança passa a entender que aquela será sua nova rotina. Algumas vezes, crianças maiores de 2 ou 3 anos, sentem mais e reagem de maneira mais intensa no início da adaptação, no entanto, o processo passa mais rápido. Aos pouquinhos a criança vai percebendo como é gostosa a experiência e vai vivenciando as novas descobertas e aprendizagens, estabelece vínculos com os colegas e outros profissionais que fazem parte do quadro escolar. E logo, logo estará se despedindo com tranquilidade dos pais, nesse momento, quem costuma chorar são as mamães, que sentem um misto de sensações.

Segue algumas dicas para facilitar a adaptação:

  • Preparar as crianças para esse momento é interessante, relatar a elas o que vão encontrar pode ser tranquilizador.

  • Caso a criança use chupeta ou outro objeto de apoio é indicado mandar para a Escola, pois se sentirá mais segura, gradativamente a própria Escola vai reduzindo o tempo de uso. Não é um momento de retirar nada, pois há a introdução de muitas novidades.

  • Ao deixar a criança na escola, procure não sair escondido ou conte histórias fantasiosas. A criança percebe que está sendo enganada e só prejudicará o processo de adaptação.

  • Procure cumprir os horários combinados, atrasos são causadores de ansiedade sensação de abandono. Diga sempre que vai e volta.

  • Caso nenhum dos pais possa acompanhar a criança na semana de adaptação, escolha uma pessoa da família. Em último caso deixe a babá, e caso isso aconteça esta deve ser bem orientada.

  • Se com o passar dos dias os chorinhos persistirem dê um beijinho e saia. Não prolongue as despedidas, excesso de abraços e beijos, bem como retornos quando você já saiu da sala fará com que a criança perceba sua insegurança. A criança ficará bem, o choro é uma forma de expressão de suas emoções e também é uma forma do controle sobre os pais.

  • Seja firme! E tenha a certeza de que em pouco tempo tudo estará muito bem!

Sejam todos bem-vindos! Desejamos uma excelente adaptação!

160 visualizações0 comentário
bottom of page