pandemia.jpg
Protocolo de volta às aulas

Com o apoio da equipe gestora, empresa de sanitização e pais médicos, elaboramos nosso protocolo de convivência, onde estão detalhadas todas as orientações, cuidados e medidas que deverão ser cumpridas por toda comunidade educativa, durante as aulas presenciais. Confira cada etapa e seja você também responsável pelo bem-estar e a saúde de todos.

Acesse os protocolos:

Árvore Vila Aprendiz

A Vila na pandemia

O que a Vila Aprendiz fez de diferente e desafiador durante a pandemia?

Não existe um jeito único capaz de despertar nos alunos a vontade de aprender, assim como não existe um jeito único de avaliar seu conhecimento.

 

Como na sala de aula presencial, o formato escolhido pela Vila para as aulas remotas permite que os alunos se comuniquem, colaborem, critiquem e interajam com os professores e colegas, ratificando nosso modelo educacional, que os coloca como parte do processo de aprendizagem e que não foca apenas o que é ensinado, mas como o conteúdo é passado, o processo.

 

Dessa forma, mesmo remotamente, conseguimos observar e acompanhar o amadurecimento emocional e pedagógico das crianças, através de atividades que são focadas em solucionar problemas, em não trazer respostas prontas, em compartilhar ideias e objetivos, despertando neles a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem.

 

Apesar de acontecer naturalmente e de as crianças não perceberem a intenção em cada atitude e desafio passado, tudo isso é pensado e estudado pela equipe, que une diferentes áreas do conhecimento e continua se capacitando e dedicando muito tempo a entender o que a pandemia nos trouxe de novo, algumas características da aprendizagem e não voltará a ser como antes. Como escreveu o futurista e filósofo norte americano Alvin Toffler, em 1970, “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguirão aprender, desaprender e reaprender.”

 

Como parte deste movimento de aprendizagem e com o objetivo de preparar as crianças para diversos tipos de situações em ambientes digitais, criamos um momento de encontro individual entre o aluno e o professor, via Google Classroom. Diante disso, pudemos perceber o aprendizado das crianças e entendermos ainda mais de perto suas necessidades.

Seja Vila Aprendiz! Vamos, juntos, aprender a viver e conviver nesse novo tempo, redesenhando o mundo que nos espera.

Notebook
Notepad
logo_casa.png

Projeto criado com o objetivo de nos mantermos mais pertinho uns dos outros e não perder o vínculo com as crianças, durante o período inicial da pandemia (férias em casa).