Estudos neurocientíficos têm demonstrado que o aprendizado é um processo social e ativo. A interação e discussão com os outros, a prática ativa do que está sendo aprendido e o ato de ensinar aos outros são estratégias eficazes que promovem a compreensão profunda e a retenção de informações.
Conforme apresentado na imagem deste post, de acordo com William Glasser, estudioso da área de psicologia e educação, é através da interação, do questionamento, da resposta e do debate que o cérebro atinge seu máximo potencial de retenção.
Com base nesses estudos que norteiam a nossa filosofia de ensino, tornamos cada momento em uma oportunidade de aprendizado. Com apenas 20 alunos por sala de aula, Nossos estudantes do Fundamental II passam o dia na escola, das 8h15 às 15h30, construindo hipóteses, discutindo ideias e convivendo com o professor. No lanche, no almoço, em cada interação, a aprendizagem acontece! É por isso que nossos alunos têm menos demandas para casa. Eles entendem como seus cérebros aprendem e sabem quando precisam aumentar ou diminuir as demandas de estudo.
Acreditamos que uma educação transformadora não é sobre pressionar, mas sim sobre inspirar. Especialistas afirmam que um ambiente acolhedor que promove relacionamentos é mais eficaz para o aprendizado do que um espaço de alta pressão. Por isso, adotamos uma abordagem de ensino mais leve, mas sem comprometer a seriedade e a abrangência do aprendizado.
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