Um ambiente
prazeroso e
acolhedor

Trabalhamos em sala de aula com uma equipe multidisciplinar composta por pedagogas, fonoaudióloga, psicólogos, psicomotricista, educadores físicos e músico. Oferecemos  o inglês com uma franquia especializada 2x na semana. Na área nutricional, prezamos sempre pela boa alimentação dos nossos alunos, por isso a Vila é uma das únicas escolas que oferece lanche coletivo e saudável, com uma alimentação caseira, toda feita na escola, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

 

Sobre nós

Como chegamos até aqui


Surgimos há 12 anos com a educação infantil, fundada por William Kattah e Sandra Kattah, Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga e idealizadora deste projeto. A escola teve início com o sonho de Sandra de criar uma escola diferente das existentes no mercado. Trabalhando em outras instituições de ensino e em um consultório com crianças com dificuldade de aprendizado, ela percebeu uma desvalorização da primeira infância, fase mais importante do desenvolvimento cerebral. Depois de muita pesquisa e estudo, Sandra fundou a Vila Aprendiz, hoje voltada para a educação infantil e ensino fundamental. Em 2014 abrimos a unidade do Ensino Fundamental I. Esse foi o momento no qual houve a entrada de outras duas sócias: Gabriela Camarotti (que assumiu a Direção Pedagógica da unidade II), e Paula Leão (Diretora de Novos Projetos). Com muita alegria, em 2020 iniciamos o Ensino Fundamental II, por demanda dos pais, e hoje somamos mais de 500 alunos (nas duas unidades), do Ninho até o 7º ano. Cada vez mais, a Vila se envolve e desenvolve projetos sociais. Temos a missão de mostrar aos nossos o quanto são privilegiados por estarem aqui, e o seu papel como cidadãos, se comprometendo com a preservação do meio ambiente, com projetos que levem amor e ajuda ao próximo. Coletivamente somos mais felizes. Em 2020 iniciamos o funcionamento do Instituto Vila Aprendiz, um sonho da fundadora, Sandra, que inicialmente trará a educação infantil para crianças de baixa renda. Um projeto lindo, que vai crescer e será mais uma fonte de aprendizado para nossos alunos, porque queremos que eles sejam pessoas ativas nas mudanças sociais de que tanto precisamos. Acreditamos que só assim formaremos uma geração de pessoas diferentes, capazes de sugerir soluções, de olhar criticamente para o mundo e para o ambiente em que vivem.




Quem somos


Somos uma escola orientada pelo socioconstrutivismo. Acreditamos em experiências compartilhadas, no conhecimento que alia prática e teoria, nas reflexões acerca do desenvolvimento e na busca de novas estratégias de intervenção para alcançar o conhecimento. Acreditamos na capacidade que todos os alunos têm de aprender e damos a eles a oportunidade de participarem do seu processo de aprendizagem, opinando e trazendo suas vivências. Existe um mito de que as escolas orientadas pelo socioconstrutivismo deixam o aluno livre, não têm disciplina, regras e avaliações. Temos tudo isso, a diferença está na forma de conduzir. Aqui o conhecimento se constrói e se avalia todos os dias. Temos provas, notas, boletins, mas expor o aluno às suas dificuldades, pressionar por notas como elas fossem a única forma de medir aprendizagem, fazer tarefas e avaliações extensas sem uma razão benéfica por trás, não é o nosso formato de trabalho. Nós prezamos pelo ambiente prazeroso e motivador, por gerar nos alunos uma memória afetiva em relação a Vila e ao seu processo de aprendizagem. Na nossa escola, todos os alunos e profissionais têm liberdade para propor aulas, projetos, passeios e tudo mais que julgarem importante para seu ambiente de aprendizagem (do infantil ao fundamental). Isso não significa que suas ideias serão todas acatadas, mas assim fazemos com que se sintam corresponsáveis pelo seu aprendizado, desenvolvemos sua autonomia para que aprendam habilidades para a vida como empatia, planejamento, respeito, capacidade de se frustrar, etc. Em vez de jogos eletrônicos (já que na Vila o celular é proibido), no recreio eles brincam de pique-esconde, de bola, de escorrega, de dama, xadrez ou simplesmente conversam, sentam na grama para bater papo... Por incrível que pareça, aqui o celular não faz a menor falta. Apesar do ambiente livre, colorido e motivador (do infantil ao Fundamental), regras existem e precisam ser cumpridas, mas nenhuma delas foi estabelecida sem que os alunos (e equipe) entendessem o porquê. A palavra de ordem é conquista: do respeito, da aprendizagem. Por nossas crenças somos uma escola verdadeiramente inclusiva. Respeitamos e aprendemos todos os dias com as diferenças. Nossas turmas são bastante heterogêneas, compostas por crianças com os mais diversos tipos de perfis: habilidades e dificuldades (Autistas, Down, cadeirantes, deficientes auditivos, e outros transtornos de aprendizagem), para as quais damos todo o apoio pedagógico e emocional. Temos o objetivo claro (e dizemos para os pais) de preparar cidadãos, que convivam e respeitem as diferenças, que aprendem sobre os desafios da vida em sociedade e que percebam a importância de se desenvolverem sob os pontos de vista cognitivo e emocional, juntos! Na Vila somos nós que construímos o ambiente “mão na massa”, utilizamos todos os nossos espaços como ambiente de aprendizagem, sentamos no chão, na grama, ultrapassamos nossos muros, consolidamos conhecimento de diversas formas. Acreditamos que todos esses fatores são fundamentais para o processo de aprendizagem das crianças e para fazermos uma pedagogia moderna, voltada para as habilidades necessárias para esta geração de alunos, que precisa ser despertada para o desejo, a curiosidade, a vontade de aprender e de refletir.